Então meus pequenos
aventureiros... a avaliação mensal chegou. Não é momento para pânico ou
insegurança. Esse é o momento para usar de calma e aplicar tudo que aprendemos
em sala de aula. Para isso, vamos relembrar alguns tópicos.
Gráficos
e Tabelas.
Utilizamos os gráficos e
tabelas para “ilustrarmos” uma informação. Utilizamos os gráficos e tabelas
para entendermos de forma mais clara uma informação.
Uma tabela é composta por
conceito e freqüência. O conceito é aquilo que classifica a informação. Já a freqüência
é quantidade de vezes que um conceito aparece. Vejamos o exemplo:
Dados os números 1, 2, 3, 4,
5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17. Esboce uma tabela com os
conceitos números pares e impares.
CONCEITO
|
FREQUÊNCIA
|
Números pares
|
8
|
Números impares
|
9
|
Observem que no campo da freqüência
não aparecem os números, mas sim a quantidade.
Calculo
mental.
Observe a soma:
15 + 17 = 32. Podemos através de cálculo
mental, podemos efetuar da seguinte maneira:
15 = 10 + 5 e 17 = 10 + 7, então
podemos efetuar assim:
10 + 5 + 10 + 7 e
mentalmente (para facilitar) 10 + 10 = 20 e 5 + 7 = 12 (20 + 12 = 32).
Esse pensamento vale para
todas as operações.
Combinações (contagem de
possibilidades)
Imagine que a senha de um
site é composta por seis dígitos representados por duas letras e quatro números.
Vamos calcular quantas senhas podemos formar. Os passos mais simples são
aqueles que nos levam mais longe. Com esse pensamento, vamos usar os
quadradinhos.
Letras
|
Letras
|
Nº
|
Nº
|
N°
|
N°
|
Nosso
alfabeto é composto por 26 letras e nós temos 10 algarismos (0 até 9). Então
fica assim:
26
x 26 x 10 x 10 x 10 x 10 = 6 760 000.
Se
houver uma restrição, como por exemplo, as senhas quantas senhas podem ser
formadas que terminem com o número 5? Ou seja, na última casa temos apenas uma
possibilidade. A nossa conta fica assim:
26
x 26 x 10 x 10 x 10 x 1 = 676 000.
Espero
que tenha ajudado. De resto, fiquem com Deus e se espirrarem, saúde!!!!!
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